BTT Viseu

O clube foi criado em 1995 pelo Sr.Karsten. Proveniente da Alemanha, empreendedor, tomou a iniciativa de promover este desporto em Viseu na medida em que reuniu um grupo de jovens praticantes e possibilitou a nossa participação em várias provas do campeonato nacional. Quase todos esses jovens atletas ainda continuam ligados ao BTT, apesar de agora os destinos se terem afastado um pouco, passados todos estes anos.
A inclusão desta referência ao fundador do clube é justa porque são pessoas com iniciativa e alguma disponibilidade quem, regra geral, conseguem criar algo novo, melhorar o que existe, alterar realidades por vezes apáticas. Ele soube avaliar o fervilhar de interesse pelo BTT, fenómeno comum a toda a Europa, em especial durante a década de noventa – convém lembrar o sucesso mundial da Taça do Mundo em BTT, patrocinada durante vários anos pela GRUNDIG.

Seguiu-se um período de adormecimento de toda a actividade do clube. O reanimador da colectividade foi o Sr. Paulo Abrantes, um verdadeiro “guru” do BTT na cidade de Viseu.

Actualmente, é nossa intenção (dos membros do clube) revitalizar e dar notoriedade à existência do clube e, acima de tudo, abrir as portas deste grupo de entusiastas dedicados e desportistas. Com esta iniciativa, esperamos beneficiar a sociedade em que nos integramos, receber jovens e menos jovens dispostos a participar neste projecto.

Dito isto, convenhamos que de pouco ou nada interessa catalogar ou identificar a origem ou a primazia na prática do BTT em Viseu. Interessa, isso sim, que continue a ser praticado, que haja cada vez mais corajosos dispostos a enfrentar o frio, as quedas e a trocar as discoteca pela enevoada manhã de Domingo. Tudo isto parte de uma verdadeira paixão que afecta não só os jovens mas também o mais conservador dos adultos: a bicicleta, essa outrora simples criação humana, que hoje em dia é alvo de uma enorme evolução tecnológica e que, mesmo assim, nunca deixou de ter o seu encanto.

CLUBE BTT VISEU, 25 de Janeiro de 2004.(*)

 

(*) Direitos de autor referentes ao texto criado por Gonçalo Vaz, um dos primeiros membros deste clube de amigos.